Qual o impacto do ensino à distância na aprendizagem?
- Comunicação SMR
- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O ano de 2020 tem sido diferente e atípico para as escolas e para os alunos. Manter a rotina de estudos em casa é o grande desafio enfrentado pelos pais e educadores, ambos estão se reinventando para atender às necessidades dos alunos na tentativa de não deixar cair a qualidade do ensino.
Impactos e desafios
Com algumas previsões de retorno às aulas presenciais, muitas dúvidas surgem diante desse novo cenário, entre elas, os impactos emocionais, físicos e cognitivos frutos dos novos tempos que estamos vivendo. Sintomas como o aumento da ansiedade e da agressividade, dificuldades de concentração e aprendizagem, estresse, falta de interesse, entre outros tendem a se prolongar entre os estudantes. De acordo com a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, iniciativas educacionais precisarão ser formuladas e implementadas considerando não só a volta dos alunos como também professores, monitores e demais profissionais da escola.
A aprendizagem
Operações integradas dos diferentes profissionais da educação contribuem para minimizar as dificuldades nos processos de aprendizagem. O psicopedagogo tem papel fundamental no acompanhamento de crianças e adolescentes. Ações interventivas podem colaborar com os estudantes e com as famílias para amenizar os descompassos causados pelo ensino à distância. O psicopedagogo se debruça sobre as causas dos problemas de aprendizagem usando instrumentos da Psicopedagogia a fim de minimizar a defasagem do ensino.
Quando procurar um psicopedagogo?
Algumas crianças e adolescentes podem manifestar de forma implícita a necessidade de um acompanhamento psicopedagógico. Lembre-se de que algumas dificuldades podem ter sido desenvolvidas durante a quarentena e, o quanto antes forem identificadas e tratadas, melhor será o desempenho escolar do aluno. É importante que pais e educadores estejam atentos aos sintomas, sendo os principais:
Falta de atenção e concentração;
Baixo rendimento;
Problemas na aquisição de conhecimentos;
Dificuldade na leitura e escrita;
Operações e resolução de problemas;
Letra ilegível;
Aquisição lenta de vocabulário.
Encontre profissional qualificado
Identificadas as dificuldades nos processos de aprendizagem, os pais e educadores devem recorrer ao psicopedagogo para tratar as dificuldades de aprendizagem. Quanto mais qualificado e experiente for o profissional, mais eficaz poderá ser o tratamento do estudante.
Na SMR, temos psicopedagoga com pós em Neuropsicopedagogia e ampla experiência no tratamento de diferentes causa ligadas às dificuldades de aprendizagem.
Para agendar uma consulta entre em contato pelos telefones (31) 3939-3355 e (31) 98362-4500.
댓글