Sua empresa possui empregados afastados pelo INSS?7 razões para conhecer o PGA
- Comunicação SMR
- 9 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
Afastamentos pelo INSS são comuns dentro das empresas por diversas causas. A realidade é que o afastamento de um empregado tem implicações muito maiores do que a maioria dos gestores prevê. Sem o devido acompanhamento do processo de afastamento pelo INSS, o retorno ao trabalho pode se tornar mais lento, gerando aumento de custo tanto em desvio de função e/ou até novas contratações. Problemas no lançamento das folhas de pagamento, caracterização no INSS de benefícios acidentários também são fatores críticos importantes e que podem trazer prejuízo à produtividade. Entretanto, todo esse cenário pode ser diferente se todo o processo de afastamento pelo INSS for monitorado por um profissional especializado. Veja abaixo, 7 razões que fazem do “Programa de Gestão de Afastados” um serviço mais que necessário para sua empresa:
Assertividade nos prazos e condições de retorno ao trabalho.
É muito comum em afastamentos pelo INSS que o setor de RH, assim como os gestores imediatos, não tenham uma previsão mais assertiva sobre as condições da evolução do quadro de saúde assim como da previsão de retorno ao trabalho. A dificuldade em receber com agilidade documentos como atestados médicos, comunicados de decisão do INSS, dentre outros são uma constante nesse processo.
Com o PGA, o contato com o empregado afastado é imediato e constante, facilitando a entrega rápida da documentação e das informações gerenciais necessárias ao monitoramento do RH e do Setor de Saúde Ocupacional.
2. Redução do número de dias perdidos - Redução FAT/SAT:
Durante o afastamento podem surgir dúvidas sobre o INSS, sobre utilização dos planos de saúde, sobre os benefícios da empresa e até mesmo sobre o próprio tratamento de saúde. Tudo isso pode atrasar o retorno ao trabalho. Com a orientação adequada, realizada pelo profissional especializado, todo o processo fica mais enxuto viabilizando um retorno mais ágil e até mesmo antecipado ao trabalho.
3. Redução da caracterização benefícios acidentários – nexo técnico:
Com o monitoramento dos casos a empresa tem acesso a relatórios gerenciais e de saúde que irão possibilitar a definição da melhor conduta e a atenção aos prazos sobre os nexos técnicos.
4. Atualização sobre as normativas do INSS
O INSS faz constantes atualizações em suas leis e normativas. Para acompanhar todas as mudanças, as empresas podem contar no PGA, com profissionais especializados que irão orientar empregadores e empregados. Assim, as empresas não precisam dedicar tempo no estudo e atualização das regulamentações do Instituto Nacional de Seguridade Social, bem como na orientação do funcionário afastado.
5. Imagem da empresa
Empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus funcionários são mais bem vistas no mercado. Com o PGA, as ações bem-sucedidas de acompanhamento e de reintegração do trabalhador colaboram para que se sinta acolhido, tornando-o mais engajado e motivado em sua volta. Tudo isso reflete no posicionamento de empresa comprometida com os seus trabalhadores, estreitando a relação empresa-empregado.
6. Apoio à prevenção de acidentes e novos afastamentos
Empresas que não identificam as origens dos afastamentos tendem a identificar novos afastamentos pelas mesmas causas, ou até mesmo acidentes do trabalho. As informações levantadas e analisadas com o desenvolvimento do PGA podem colaborar com as empresas na construção de melhores estratégias de prevenção de acidentes e afastamentos.
7. Reabilitação Profissional/ Lei de Cotas para PCD:
O PGA identifica e acompanha, junto ao INSS, os funcionários afastados elegíveis a reabilitação profissional. Monitora e assessora todo esse processo, agilizando e efetivando as reabilitações que por sua vez, certificadas pelo INSS, constarão no cálculo para cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, garantindo à empresa o enquadramento da Lei.
Programa de Gestão de Afastados – PGA - SMR
O Programa de Gestão de Afastados desenvolvido pela SMR tem oferecido muitos benefícios para as empresas, ajudando empregadores a diminuir o número de dias perdidos e aos funcionários a receber apoio e a resgatar a autoconfiança para o retorno ao trabalho.
Agora que você conheceu alguns dos benefícios oferecidos pelo PGA, entre em contato com nossa equipe comercial para solicitar um orçamento para sua empresa.
E-mail: comercial.smr.lafaiete@gmail.com ou (31)99726-9214
Commentaires